9 Alimentos que podem ajudar a salvar sua memória

Veja neste artigo 9 Alimentos que podem ajudar a salvar sua memória e prevenir a doença de Alzheimer.

Comida e memória saudáveis

Comer de forma saudável reduz o risco de diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, mas ainda não está claro se isso é verdade para a doença de Alzheimer também.

“Não consigo escrever uma receita para brócolis e dizer que isso ajudará – ainda”, diz Sam Gandy, PhD, diretor associado do Centro de Pesquisa de Doença de Alzheimer do Centro de Mount Sinai, na cidade de Nova York.  Os Institutos Nacionais de Saúde disseram que não há provas suficientes de que alimentos, dieta ou estilo de vida prevenirão a doença de Alzheimer.

No entanto, não é uma causa perdida. Aqui estão 9 alimentos que os pesquisadores afirmam que manterão o seu corpo inteiro, incluindo seu cérebro saudável. Ou seja, são alimentos que ajudam o cérebro a ter o tempo de suas funções aumentadas.

9 Alimentos que podem ajudar a salvar sua memória

Molhos de salada à base de óleo

“Os dados sugerem a ingestão de alimentos ricos em vitamina E e isso inclui preparações saudáveis ​​de salada de óleo vegetal, sementes e nozes, manteiga de amendoim e grãos inteiros”, diz Martha Clare Morris, ScD, diretora de nutrição e epidemiologia no Departamento de Medicina Interna da Universidade Rush, em Chicago.  O benefício foi visto com alimentos ricos em vitamina E, mas não suplementos, diz ela.

Um potente antioxidante, a vitamina E pode ajudar a proteger neurônios ou células nervosas. Na doença de Alzheimer, os neurônios em certas partes do cérebro começam a morrer, o que eleva a cascata de eventos que levam à deterioração cognitiva.

 Peixe previne alzheimer

Peixe

O salmão, a cavala, o atum e outros peixes são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração, incluindo o ácido docosa-hexaenóico (DHA).
“No cérebro, o DHA parece ser muito importante para o funcionamento normal dos neurônios”, diz Morris.  Outra vantagem: comer mais peixes geralmente significa comer menos carne vermelha e outras formas de proteína que são altas em gorduras saturadas de obstrução arterial.

Vegetais de folhas verdes escuras

Couve, folhas verdes, espinafre e brócolis são boas fontes de vitamina E e folato, diz Morris.  Por exemplo, uma xícara de espinafre cru tem 15% de sua ingestão diária de vitamina E e 1/2 xícara de espinafre cozido tem 25% de sua ingestão diária.

Exatamente como o folato pode proteger o cérebro não é claro, mas pode ser diminuindo os níveis de um aminoácido conhecido como homocisteína no sangue. Níveis elevados de homocisteína podem desencadear a morte de células nervosas no cérebro, mas o ácido fólico ajuda a reduzir os níveis de homocisteína.

Os altos níveis de homocisteína também foram associados a um risco aumentado de doença cardíaca.

Abacate

Este alimento cremoso também é uma fonte rica da vitamina E antioxidante.  Pesquisas de Morris e seu colega sugerem que os alimentos ricos em vitamina E, incluindo o abacate, que também são elevados na vitamina C antioxidante, estão associados a um menor risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Sementes de girassol

As sementes, incluindo as sementes de girassol, também são boas fontes de vitamina E.  Uma porção de sementes de girassol assadas a seco contém 30% de sua ingestão diária recomendada. Polvilhe-as em cima da sua salada para dar um impulso ao seu cérebro.

Amendoim e manteiga de amendoim

Embora ambos sejam ricos em gordura, os amendoins e a manteiga de amendoim tendem a ser uma fonte de gorduras saudáveis. E eles também são embalados com vitamina E.  Dessa forma, os dois alimentos podem ajudar a manter o coração e o cérebro saudáveis ​​e funcionando adequadamente. Outras boas opções são as amêndoas e avelãs.

“Já houve uma pesquisa que afirma que as dietas com teor de gorduras saudáveis, baixas em gorduras saturadas e gorduras trans, e ricas em grãos integrais, vegetais de folhas verdes e nozes são boas para o cérebro e o coração”, diz Maria C. Carrillo, PhD, diretor sênior de relações médicas e científicas na Associação de Alzheimer de Chicago.

Vinho tinto

Estudos demonstraram que as pessoas que consomem quantidades moderadas de vinho tinto e outros tipos de álcool podem estar em risco reduzido para a doença de Alzheimer, mas pode ser que haja algo mais que diminua o risco de desenvolver a doença de Alzheimer , Diz Carrillo.

“As pessoas que bebem álcool ou comem de forma saudável ​​podem ser também mais saudáveis ​​em outros aspectos de sua vida, por isso é difícil descobrir se é uma dieta saudável que os leva a outros comportamentos saudáveis”. Lembramos que é bebida com álcool de forma moderada, um copo de vinho por dia é suficiente para prevenir doenças cardiovasculares. Nada de se entregar ao álcool, que prejudica a saúde, inclusive acelerando o envelhecimento.

Morangos e Açaí

A última pesquisa apresentada no Encontro Nacional da American Chemical Society em Boston descobriu que os mirtilos, morangos e açaí podem ajudar a travar o declínio cognitivo relacionado à idade, preservando o mecanismo natural do “cérebro” que diminui com a idade. Este mecanismo ajuda a eliminar as proteínas tóxicas associadas à perda de memória relacionada à idade.

Grãos inteiros

Os grãos inteiros ricos em fibras são parte integrante da dieta mediterrânea, que também é carregada com frutas, vegetais, nozes e sementes, azeite e vinho.
Pesquisas do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, mostram que esta dieta pode estar ligada ao menor risco de comprometimento cognitivo leve que pode progredir para a doença de Alzheimer.
“Nós não comemos alimentos ou nutrientes isoladamente, nós comemos em combinação com outros alimentos por isso há valor nos padrões alimentares”, diz Nikolaos Scarmeas, MD, professor associado de Neurologia na Universidade de Columbia, que realizou os estudos.
Este tipo de dieta pode reduzir a inflamação, o estresse oxidativo e outros fatores de risco vascular, como a pressão arterial elevada, que podem ter um papel importante no aumento do risco de doenças cerebrais e cardíacas.

Exercícios Físicos

Ok, você não pode só comer, a pesquisa sugere que o exercício regular é tão importante, se não mais, do que o que você come quando se trata de mudanças de estilo de vida.
Especialistas enfatizam que fazer exercícios regulares também é uma parte importante da equação quando se trata de evitar muitas doenças, incluindo a doença de Alzheimer.
“Nós não podemos sair e dizer:” Coma essas coisas e você está protegido contra a doença de Alzheimer “, mas quase não há desvantagens de aumentar sua atividade física e consumir uma dieta rica em grãos integrais, vegetais, peixes, óleos saudáveis, nozes , e sementes “, diz Morris.

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