Um local de trabalho barulhento aumenta o risco de doença cardíaca

O ganhador do Prêmio Nobel, Robert Koch, disse em 1910 que “Um dia o homem terá que combater o barulho tão ferozmente quanto a cólera e a peste“, e os estudos estão começando a provar essa afirmação correta.

Um estudo recentemente divulgado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e publicado este mês no American Journal of Industrial Medicine associou colesterol alto e pressão alta com ruído alto no local de trabalho.

Hipertensão arterial e colesterol alto são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, que é a principal causa de morte nos Estados Unidos, e o ruído alto constitui um dos principais riscos à saúde no local de trabalho.

De acordo com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional do CDC (NIOSH), cerca de um quarto dos trabalhadores dos EUA, cerca de 41 milhões de pessoas, relataram uma história de exposição ao ruído alto no trabalho.

O efeito do ruído na saúde está sendo cada vez mais reconhecido. Além do impacto negativo sobre a audição, o ruído alto causa distúrbios do sono, baixo desempenho cognitivo e pode desencadear ou piorar os ataques de enxaqueca em pessoas que sofrem de enxaqueca.

“Reduzir os níveis de ruído no local de trabalho é fundamental não apenas para a prevenção da perda de audição – ela também pode afetar a pressão arterial e o colesterol”, disse John Howard, Diretor do NIOSH. “Os programas de saúde e bem-estar no local de trabalho, que incluem exames para pressão alta e colesterol, também devem direcionar os trabalhadores expostos ao ruído.” Ele acrescentou.

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Os pesquisadores do instituto analisaram dados do National Health Interview Survey feito em 2014 para estudar a prevalência de exposição ao ruído no ambiente de trabalho, dificuldade de audição e doenças cardíacas dentro das indústrias e empregos nos EUA. Os pesquisadores verificaram os dados para as tendências e associação entre exposição ocupacional ao ruído e doença cardíaca.

Os resultados do estudo revelaram que 25% dos trabalhadores atuais foram expostos a ruído relacionado ao trabalho, em comparação com apenas 14% no último ano. Além disso, os resultados apontaram que 12% dos trabalhadores atuais apresentaram dificuldade auditiva, 24% desenvolveram pressão alta e 28% apresentaram níveis elevados de colesterol. Os pesquisadores descobriram que a exposição ao ruído ocupacional foi responsável por 58%, 14% e 9%, respectivamente, desses casos.

“Uma porcentagem significativa dos trabalhadores que estudamos tem dificuldade em ouvir, pressão alta e colesterol alto que podem ser atribuídos ao ruído no trabalho”, disse a coautora do estudo, Liz Masterson, Ph.D. “Se o ruído pudesse ser reduzido a níveis mais seguros no local de trabalho, mais de 5 milhões de casos de dificuldade auditiva entre trabalhadores expostos ao ruído poderiam ser potencialmente evitados. Este estudo fornece mais evidências de uma associação de exposição ocupacional ao ruído com pressão alta e colesterol alto, e o potencial para prevenir essas condições se o ruído for reduzido. É importante que os trabalhadores sejam selecionados regularmente para essas condições no local de trabalho ou por meio de um profissional de saúde, para que possam ocorrer intervenções. Como essas condições são mais comuns entre os trabalhadores expostos ao ruído, eles poderiam se beneficiar especialmente dessas exibições ”.

O estudo observou ainda que a indústria de mineração tem a maior prevalência (61%) de exposição ao ruído no local de trabalho, seguida pelas indústrias de construção (51%) e manufatura (47%).

Além disso, as ocupações com maior prevalência de exposição ao ruído no local de trabalho foram produção (55%), seguida de construção e extração (54%) e trabalhos envolvendo instalação, manutenção e reparo (54%).

Em um estudo semelhante publicado em 2015 na revista Occupational Environmental Medicine, os pesquisadores descobriram que havia uma ligação entre doenças cardíacas e ruído alto no local de trabalho, com o risco mais alto em pessoas com perda auditiva de alta frequência, outra complicação da exposição crônica ao ruído alto .

“Em comparação com pessoas com audição normal de alta frequência, as pessoas com perda auditiva bilateral de alta frequência tinham aproximadamente duas vezes mais chances de ter doença coronariana”, disse o principal autor do estudo, Dr. Wen Qi Gan, da Universidade de Kentucky College. De Saúde Pública em Lexington, em um email para a Reuters .

Os resultados desses estudos estão de acordo com um estudo publicado em fevereiro no Journal of American College of Cardiology, que mostrou que a exposição ao ruído no ambiente de trabalho aumenta o risco de doenças cardíacas.

No estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, analisou dados de estudos anteriores que ligavam o ruído alto a doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Os autores do estudo dizem que o ruído interrompe o processo normal do corpo, induzindo respostas ao estresse e ativando uma resposta de “luta ou fuga” do sistema nervoso. Com o tempo, esses hormônios do estresse causam mudanças sutis nos vasos sangüíneos que acabam por danificá-los, causando um amplo espectro de doenças cardiovasculares.

“Quando estamos expostos a ruídos altos, o sistema nervoso simpático domina”, disse o médico James O’Keefe , cardiologista do Mid America Heart Institute, do Saint Luke’s Hospital, em Kansas City. “Isso pode realmente colocar o seu sistema em alerta e deixá-lo nervoso, o que pode desgastar sua resiliência – assim como qualquer outro tipo de estresse físico ou mental.” Acrescentou O’Keefe, que não fazia parte do estudo.

Além disso, os pesquisadores disseram que o ruído desencadeia o estresse oxidativo e alguns problemas metabólicos que podem contribuir para outras doenças crônicas, como o diabetes.

O ruído no local de trabalho custa à economia dos EUA mais de US $ 242 milhões por ano para compensar as pessoas que desenvolvem perda auditiva devido à exposição ocupacional ao ruído.

Concentrando-se em limitar este fator de risco no local de trabalho, o risco de doença cardíaca entre os trabalhadores reduzirá, reduzindo as despesas com doenças cardíacas e outras doenças relacionadas ao ruído.

O principal autor do estudo, Dr. Thomas Munzel, diretor do departamento de medicina interna da Universidade, disse que, embora não tenha sido estabelecido um limiar para o som para prevenir doenças cardíacas, a exposição crônica ao som ultrapassa 60 decibéis, correspondendo ao som de um som. conversa típica de escritório, tem o potencial de causar doença cardiovascular.

Em comparação, o som produzido quando um telefone toca é de cerca de 80 decibéis, enquanto o som emitido por um avião na decolagem é de cerca de 120 decibéis.

O estudo recomenda que o uso de protetores auriculares ou fones de ouvido com cancelamento de ruído para abafar ruídos altos possa beneficiar os trabalhadores na prevenção de problemas de saúde associados ao ruído.

As recomendações para os empregadores no combate a este problema incluem o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), substituindo máquinas ruidosas por alternativas silenciosas, uso de amortecedores de som ou barreiras acústicas na fonte do ruído para evitar sua transmissão e introduzindo outras medidas de controle de ruído como rotação de trabalho e reajuste dos deveres dos trabalhadores para minimizar sua exposição ao ruído no local de trabalho.

Como a exposição ao ruído alto está ligada à doença cardíaca

Se você mora perto de um aeroporto, trilhos de trem ou uma estrada movimentada, pode estar preocupado com a forma como a fumaça desses aviões, trens e automóveis está afetando sua saúde. Mas, de acordo com uma nova revisão no Journal of American College of Cardiology , pode haver outra ameaça a se preocupar: altos níveis de ruído que podem ser prejudiciais ao seu coração.

Uma conexão entre poluição sonora e doença cardiovascular foi observada em numerosos estudos ao longo dos anos, disseram os autores da nova revisão. Altos níveis de decibéis do tráfego rodoviário e aviões, por exemplo, têm sido associados à hipertensão arterial, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca – mesmo após o controle de outros fatores, como poluição do ar e status socioeconômico.

Pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, compilaram e analisaram descobertas de dezenas de estudos anteriores sobre ruído e vários resultados de saúde.

Com base nas evidências existentes, a nova revisão sugere que o ruído perturba o corpo no nível celular. Especificamente, dizem os pesquisadores, induz respostas de estresse e ativa o sistema nervoso simpático de “luta ou fuga”. Isso causa um aumento nos hormônios do estresse, o que pode levar a danos vasculares.

O ruído também parece ser um fator determinante no estresse oxidativo e nas anormalidades metabólicas, dizem os autores, o que poderia contribuir para outras doenças coriônicas, como o diabetes. E para pessoas que já têm fatores de risco para doenças cardiovasculares, viver em um ambiente barulhento pode acelerar problemas como a aterosclerose.

“O ponto importante é que o ruído não é apenas irritante”, disse em um email o principal autor do estudo, Dr. Thomas Munzel, diretor do departamento de medicina interna. Enquanto seu artigo enfoca amplamente as implicações cardiovasculares e metabólicas do ruído, ele também aponta que há evidências crescentes de que o ruído crônico também pode causar doenças mentais (incluindo depressão e ansiedade) e pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Como a exposição ao ruído alto está ligada à doença cardíaca

Uma forma de poluição sonora provavelmente afeta a saúde do coração é perturbar o sono. Nos estudos, o ruído noturno tem sido associado a um aumento da pressão arterial – mesmo que as pessoas não acordem ou percebam que seu sono foi interrompido. “Pode-se fechar os olhos, mas não os ouvidos”, disse Munzel. “Nosso corpo sempre reagirá com uma reação de estresse.”

Mas mesmo o ruído crônico durante o dia pode ter grandes efeitos no corpo, disse o Dr. James O’Keefe, cardiologista do Mid America Heart Institute, do Saint Luke’s Hospital, em Kansas City. “Quando estamos expostos a ruídos altos, o sistema nervoso simpático domina”, disse O’Keefe, que não estava envolvido na nova revisão. “Isso pode realmente colocar o seu sistema em alerta e deixá-lo nervoso, o que pode desgastar sua resiliência – como qualquer outro tipo de estresse físico ou mental”.

O’Keefe disse que, como cardiologista que se concentra na prevenção, ele lê muito sobre a conexão entre a poluição sonora e a saúde do coração. “Mas eu realmente não acho que seja algo em que o médico ou cardiologista comum esteja particularmente sintonizado”, ele disse.

Munzel disse que as pessoas nas áreas urbanas de todo o mundo devem se preocupar com a poluição sonora e que o problema está piorando à medida que mais e mais pessoas estão vivendo nas grandes cidades. “É importante notar que ninguém pode desenvolver tolerância ao ruído”, disse ele. Na verdade, os sistemas cardiovasculares das pessoas parecem se tornar mais sensíveis ao ruído – e mais facilmente danificados – ao longo do tempo.

E enquanto não há limite de volume estabelecido para o risco de doença cardíaca, Munzel disse que a exposição crônica a qualquer coisa acima de 60 decibéis (o nível de uma conversa típica em um escritório) tem o potencial de causar danos ao sistema cardiovascular. Um anel de telefone produz cerca de 80 decibéis, uma britadeira de cerca de 100 e um avião na decolagem de cerca de 120.

Também há boas notícias no relatório: estratégias como gerenciamento de tráfego e regulamentação, o desenvolvimento de pneus de baixo ruído para automóveis e toques de recolher de tráfego aéreo ajudaram a reduzir o ruído perigoso em certas áreas e em determinados momentos, escreveram os autores. Mas outras estratégias ainda são necessárias, disse Munzel.

“Espero que, no futuro, os políticos façam leis que protejam as pessoas dos estressores ambientais”, disse ele. Uma redução na poluição sonora geral, disse ele, “será um fator que pode ser influenciado apenas por políticos e não por pacientes e médicos”.

Enquanto isso, disse Munzel, usar tampões de ouvido pode ajudar algumas pessoas que precisam dormir ou passar tempo em ambientes barulhentos. Alguns relatos também sugeriram que o treinamento autogênico – um tipo de terapia de relaxamento – pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos do ruído.

A equipe de Munzel continuará estudando os efeitos da poluição sonora sobre os danos vasculares, a inflamação e o estresse oxidativo, incluindo se os níveis médios ou médios de decibéis são indicadores mais importantes de riscos à saúde. Eles também planejam realizar experimentos sobre os efeitos vasculares combinados de material particulado fino (como escape de automóveis) e ruído. Isso é particularmente interessante, diz ele, já que dados iniciais sugerem que ambas as formas de poluição causam disfunção ao ativar as mesmas enzimas prejudiciais no corpo.

O’Keefe reconhece que evitar ruídos altos nem sempre é possível. “Mas eu acho que é importante estar consciente sobre a busca de descanso do barulho, e manter isso em mente enquanto você está procurando por um apartamento ou sair de férias, por exemplo”, disse ele.

9 Alimentos que podem ajudar a salvar sua memória

Veja neste artigo 9 Alimentos que podem ajudar a salvar sua memória e prevenir a doença de Alzheimer.

Comida e memória saudáveis

Comer de forma saudável reduz o risco de diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, mas ainda não está claro se isso é verdade para a doença de Alzheimer também.

“Não consigo escrever uma receita para brócolis e dizer que isso ajudará – ainda”, diz Sam Gandy, PhD, diretor associado do Centro de Pesquisa de Doença de Alzheimer do Centro de Mount Sinai, na cidade de Nova York.  Os Institutos Nacionais de Saúde disseram que não há provas suficientes de que alimentos, dieta ou estilo de vida prevenirão a doença de Alzheimer.

No entanto, não é uma causa perdida. Aqui estão 9 alimentos que os pesquisadores afirmam que manterão o seu corpo inteiro, incluindo seu cérebro saudável. Ou seja, são alimentos que ajudam o cérebro a ter o tempo de suas funções aumentadas.

9 Alimentos que podem ajudar a salvar sua memória

Molhos de salada à base de óleo

“Os dados sugerem a ingestão de alimentos ricos em vitamina E e isso inclui preparações saudáveis ​​de salada de óleo vegetal, sementes e nozes, manteiga de amendoim e grãos inteiros”, diz Martha Clare Morris, ScD, diretora de nutrição e epidemiologia no Departamento de Medicina Interna da Universidade Rush, em Chicago.  O benefício foi visto com alimentos ricos em vitamina E, mas não suplementos, diz ela.

Um potente antioxidante, a vitamina E pode ajudar a proteger neurônios ou células nervosas. Na doença de Alzheimer, os neurônios em certas partes do cérebro começam a morrer, o que eleva a cascata de eventos que levam à deterioração cognitiva.

 Peixe previne alzheimer

Peixe

O salmão, a cavala, o atum e outros peixes são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração, incluindo o ácido docosa-hexaenóico (DHA).
“No cérebro, o DHA parece ser muito importante para o funcionamento normal dos neurônios”, diz Morris.  Outra vantagem: comer mais peixes geralmente significa comer menos carne vermelha e outras formas de proteína que são altas em gorduras saturadas de obstrução arterial.

Vegetais de folhas verdes escuras

Couve, folhas verdes, espinafre e brócolis são boas fontes de vitamina E e folato, diz Morris.  Por exemplo, uma xícara de espinafre cru tem 15% de sua ingestão diária de vitamina E e 1/2 xícara de espinafre cozido tem 25% de sua ingestão diária.

Exatamente como o folato pode proteger o cérebro não é claro, mas pode ser diminuindo os níveis de um aminoácido conhecido como homocisteína no sangue. Níveis elevados de homocisteína podem desencadear a morte de células nervosas no cérebro, mas o ácido fólico ajuda a reduzir os níveis de homocisteína.

Os altos níveis de homocisteína também foram associados a um risco aumentado de doença cardíaca.

Abacate

Este alimento cremoso também é uma fonte rica da vitamina E antioxidante.  Pesquisas de Morris e seu colega sugerem que os alimentos ricos em vitamina E, incluindo o abacate, que também são elevados na vitamina C antioxidante, estão associados a um menor risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Sementes de girassol

As sementes, incluindo as sementes de girassol, também são boas fontes de vitamina E.  Uma porção de sementes de girassol assadas a seco contém 30% de sua ingestão diária recomendada. Polvilhe-as em cima da sua salada para dar um impulso ao seu cérebro.

Amendoim e manteiga de amendoim

Embora ambos sejam ricos em gordura, os amendoins e a manteiga de amendoim tendem a ser uma fonte de gorduras saudáveis. E eles também são embalados com vitamina E.  Dessa forma, os dois alimentos podem ajudar a manter o coração e o cérebro saudáveis ​​e funcionando adequadamente. Outras boas opções são as amêndoas e avelãs.

“Já houve uma pesquisa que afirma que as dietas com teor de gorduras saudáveis, baixas em gorduras saturadas e gorduras trans, e ricas em grãos integrais, vegetais de folhas verdes e nozes são boas para o cérebro e o coração”, diz Maria C. Carrillo, PhD, diretor sênior de relações médicas e científicas na Associação de Alzheimer de Chicago.

Vinho tinto

Estudos demonstraram que as pessoas que consomem quantidades moderadas de vinho tinto e outros tipos de álcool podem estar em risco reduzido para a doença de Alzheimer, mas pode ser que haja algo mais que diminua o risco de desenvolver a doença de Alzheimer , Diz Carrillo.

“As pessoas que bebem álcool ou comem de forma saudável ​​podem ser também mais saudáveis ​​em outros aspectos de sua vida, por isso é difícil descobrir se é uma dieta saudável que os leva a outros comportamentos saudáveis”. Lembramos que é bebida com álcool de forma moderada, um copo de vinho por dia é suficiente para prevenir doenças cardiovasculares. Nada de se entregar ao álcool, que prejudica a saúde, inclusive acelerando o envelhecimento.

Morangos e Açaí

A última pesquisa apresentada no Encontro Nacional da American Chemical Society em Boston descobriu que os mirtilos, morangos e açaí podem ajudar a travar o declínio cognitivo relacionado à idade, preservando o mecanismo natural do “cérebro” que diminui com a idade. Este mecanismo ajuda a eliminar as proteínas tóxicas associadas à perda de memória relacionada à idade.

Grãos inteiros

Os grãos inteiros ricos em fibras são parte integrante da dieta mediterrânea, que também é carregada com frutas, vegetais, nozes e sementes, azeite e vinho.
Pesquisas do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, mostram que esta dieta pode estar ligada ao menor risco de comprometimento cognitivo leve que pode progredir para a doença de Alzheimer.
“Nós não comemos alimentos ou nutrientes isoladamente, nós comemos em combinação com outros alimentos por isso há valor nos padrões alimentares”, diz Nikolaos Scarmeas, MD, professor associado de Neurologia na Universidade de Columbia, que realizou os estudos.
Este tipo de dieta pode reduzir a inflamação, o estresse oxidativo e outros fatores de risco vascular, como a pressão arterial elevada, que podem ter um papel importante no aumento do risco de doenças cerebrais e cardíacas.

Exercícios Físicos

Ok, você não pode só comer, a pesquisa sugere que o exercício regular é tão importante, se não mais, do que o que você come quando se trata de mudanças de estilo de vida.
Especialistas enfatizam que fazer exercícios regulares também é uma parte importante da equação quando se trata de evitar muitas doenças, incluindo a doença de Alzheimer.
“Nós não podemos sair e dizer:” Coma essas coisas e você está protegido contra a doença de Alzheimer “, mas quase não há desvantagens de aumentar sua atividade física e consumir uma dieta rica em grãos integrais, vegetais, peixes, óleos saudáveis, nozes , e sementes “, diz Morris.